terça-feira, 20 de novembro de 2012

HISTÓRIA: UM DELICIOSO LEGADO

Ao se falar da história mexicana, logo vem à mente a revolução de 1910, com os seus famosos guerrilheiros Emiliano Zapata e Pancho Villa e seus muchachos com sombreros e armados até os dentes. Ou então, pensamos nas civilizações pré-colombianas, nas ruínas misteriosas das nações indígenas que já viviam na América bem antes da chegada dos Espanhóis.

Os astecas já possuíam conhecimentos avançados de astronomia e matemática, um grande senso artístico, mas poucos sabem que o mais delicioso legado histórico deixado por esta extinta civilização ao mundo foi um alimento que enlouquece muita gente ao redor do mundo: o chocolate. Como este é um blog que aborda, em especial, a comida mexicana, não poderia deixar de introduzir a história desse povo sem mencionar esta curiosidade.


Pouco após a chegada a Tenochtitlán (capital do império Asteca) em 1519, Hernan Cortez e os conquistadores espanhóis conseguiram marcar uma audiência com o imperador Montezuma. Recebidos à sua mesa do café da manhã, aos espanhóis foi oferecida uma estranha bebida chamada por eles chamada de tchocolathl (água amarga). 

Do fruto do cacau, era preparada essa bebida fermentada e meio amarga muito popular entre os povos indígenas da região. Após amassar as sementes da fruta, geralmente era acrescido algum condimento para variar as formas de se beber o exótico tchocolathl,cujo sabor ia do meio doce ao amargo, às vezes com um toque apimentado.

O chocolate era utilizado inclusive como moeda de troca entre os Astecas. Embora não tenha apreciado a estranha bebida indígena, Cortez interessou-se pelo valor da fruta, convencendo o rei Carlos V da Espanha a fazer uma imensa plantação de cacau para, posteriormente, trocar a produção pelo ouro indígena.


O exótico tchocolathl tampouco não agradou à nobreza européia, apesar dos esforços de Carlos V. Em 1585 chegou à Espanha um carregamento de sementes de cacau provenientes do Brasil (à época denominado Terra de Vera Cruz). Apesar do potencial do chocolate ter sido inicialmente reconhecido por Hernan Cortez, foi Cristovão Colombo quem ficou com o mérito de introduzir o cacau na Europa, pois, em 1538 o mesmo voltou para a Espanha trazendo a fruta e as ferramentas que os Astecas usavam no seu preparo.

Com o tempo, o gosto do amargo tchocolathl foi abrandado pelos espanhóis com a adição de açúcar e outros adoçantes, caindo mais no gosto europeu. A partir dessa modificação na receita original dos astecas, o chocolate entrou definitivamente para a história gastronômica mundial.

O uso do chocolate na culinária mexicana até hoje é bastante comum, e um prato típico muito apreciado é o famoso Mole Poblano (frango ao molho de chocolate com pimenta), popularizado pelo filme "Como Água para Chocolate", que estreou no cinema na década de 90 e ajudou na popularização da culinária dos muchachos de lá aqui pelo Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário